Fígado – Nova Enciclopédia Mundial, Sobre o Fígado.

Fígado – Nova Enciclopédia Mundial, Sobre o Fígado.

Fígado - Nova Enciclopédia Mundial, Sobre o Fígado.

O Fígado (Vermelho) e Um orgão em forma de cunha posicionada na parte superior de fazer abdómen humano.

Hepatocitos (Células do Fígado) compreendem cerca de 60 POR cento de Tecido fazer Fígado; ELES participam de numerosas funcoes metabólicas e secretoras. A Segunda Classe de Células, chamadas Células de Kupffer, alinham como Redes vasculares; um principal SUA Função E a Reciclagem de Células Vermelhas do Sangue Que Já Não São Funcionais. O Fígado also E atravessada POR Canais biliares e vasos sanguíneos.

Sem Organismo vertebrado, o Fígado E o Maior glândula (E ISTO, célula uma, Tecido OU Orgão that excreta Uma substancia química). Uma das funcoes Mais IMPORTANTES glandulares E a secreção da bílis. hum Composto alcalino, that auxilia na digestão de lípidos. funcoes Adicionais incluem a Síntese de Factores de coagulação do sangue (Exemplo POR, Proteínas do Sangue Encontrado sem plasma); remoção de Resíduos e Outros materiais Tóxicos; e Destruição de Globulos Vermelhos desgastados.

Conteúdo

O Fígado PODE Ser considerado hum Orgão altruístas-SUAS Actividades metabólicas Essenciais Para o Fornecimento de Combustíveis PARA O Cérebro. músculo. e Outros Órgãos periféricos, MUITAS vezes à Custa de SUAS Próprias Necessidades Energéticas (Stryer, 1994). Entre como SUAS varias funcoes metabólicas São varias Relacionado Ao metabolismo de carboidratos. O Fígado contribui parágrafo a Regulação dos níveis de glicose no sangue, armazenando o Excesso de glicose Como glicogénio. e Liberar glicose na corrente sanguinea QUANDO OS níveis de Diminuir. Nomeadamente, apesar da Elevada Concentração de glicogénio NAS Células hepáticas, o Fígado NÃO utiliza glicose derivada A Partir de glicogénio Para satisfazer a Maior parte das SUAS Próprias Necessidades de Energia; Em vez Disso, ELE utiliza OS ceto-Ácidos Derivados da quebra de Aminoacidos. Como Células do Fígado, Por conseguinte, Realizar um Armazenagem de glucose e libertar principalmente PARA O Benefício de Outros Órgãos. O Fígado also desempenha hum papel em Aspectos fazer METABOLISMO DOS lípidos, Tais Como a Síntese de colesterol.

Anatomia

O Fígado de hum carneiro. Exibindo (1) lóbulo Direito, (2) Esquerdo lobo, (3) lobo caudado, e (4) lobo Quadrado. O Fornecimento de sangue PARA O Fígado provém de Duas Fontes distintas, a (5) da arteria hepática e na porta veia. descritos tambem estao (6) gânglios linfáticos hepáticos e (7) da vesícula biliar, Onde biliar PODEM Ser armazenadas DEPOIS de Passar atraves do Fígado.

O Fígado E o Orgão Mais pesado no Corpo: um Fígado humano adulto normalmente pesa Entre 1.7-3.0 quilogramas (3.5-6.5 Libras). Macio, rosa-marrom, e boomerang em forma, o Fígado E o Segundo Maior Orgão do Corpo (APOS um Pelé), e o Maior orgão interno.

LOCALIZADO nenhuma Direito Lado do abdómen Abaixo Superior do diafragma, Encontra-se o Fígado parágrafo a Direita do Estômago e Faz Com que hum tipo de cama Para a vesícula biliar (that armazena bílis).

O Fígado E Ligado A Dois Lotes de sangue Distintos. A hepática Artéria, that contribui com cerca de 25 POR cento do Fluxo de sangue Para o Fígado, transporta o sangue oxigenado PARA O Fígado. O Outro 60-80 POR cento VEM da veia porta, o qua transporta o sangue Cheio de Nutrientes A PARTIR fazer Estômago e Os intestinos. Em QUALQUÉR dado momento, o Fígado Contém cerca de hum litro de sangue OU Approximatif 13 POR cento da oferta total de de sangue do Corpo.

A Produzida biliares não Fígado E coletado em canalículos biliares, Que se fundem Pará FORMAR ductos biliares. A bílis PODE drenar Directamente PARA O duodeno atraves do ducto biliar Comum, OU PODE Ser TEMPORARIAMENTE armazenada na vesícula biliar atraves da Conduta cística.

funcoes

O Fígado regula o nivel de MUITOS metabólitos sem sangue

O Fígado possui uma CAPACIDADE parágrafo interconverter Moléculas de Combustíveis; Exemplo POR, conversor PODE certos Aminoacidos. e algumas OUTRAS Moléculas Tais Como piruvato, lactato em glicose (um Processo Chamado de gluconeogénese).

Embora a molécula de glicose de Nutrientes E abundante sem circulatório Sistema, o Fígado PODE armazená-lo soluçar uma forma de glicogénio; QUANDO o Fornecimento available de glucose no sangue Diminui, Retornos OS fazer Fígado de glicose PARA O sangue. ASSIM, o Fígado desempenha hum papel fundamental na Regulação dos níveis de glicose no sangue.

O Fígado tambem desempenha varias funcoes não lipídico metabolismo, incluíndo a Síntese de colesterol e uma Produção de triglicéridos (Gorduras).

O Fígado secreta bile, um digestivo Líquido

O Fígado Produz e excreta bílis. hum Líquido esverdeado that actua em Certa Medida, Como hum detergente, ajudando a emulsionar Gorduras (aumentando a área de superficie Para auxiliar a Acção da enzima), e, Assim, Ajudar na SUA Absorção não delgado intestino. Bilis also Ajuda na Absorção de determinadas vitaminas solúveis em Gordura. nomeadamente vitaminas A, D, E, e K.

funcoes Adicionais incluem uma desintoxicação e armazenamento

  • A Síntese de Proteínas plasmáticas circulantes de Aminoacidos. O Fígado Produz OS Factores de coagulação I (f ibrinogénio), II (protrombina), V, VII, IX, X e XI, Assim Como a proteína C, proteína S e antitrombina.
  • A Degradação da hemoglobina A Partir de Células de sangue senescentes (gastas) Vermelhas, Criando metabólitos Que São adicionados a bile Como a bilirrubina Pigmentos e biliverdina.
  • A Repartição de substancias tóxicas e Produtos Medicinais Mais em hum Processo Chamado metabolismo da droga.
  • A Amônia em uréia Conversão de.
  • Armazenamento de UMA Multiplicidade de substancias, glicose incluíndo (soluçar uma forma de glicogénio), vitamina B12, ferro. e cobre.
  • Efeitos imunológicos. O Sistema reticuloendotelial fazer Fígado Contém MUITAS Células imunologicamente Activas, agindo Como hum "peneira" Para Antígenos transportados PARA O Fígado cabelo portal Sistema.

No feto, o Fígado Produz Células Vermelhas do Sangue

No Trimestre Primeiro fazer feto. o Fígado E o diretor locais de Produção de Globulos Vermelhos. O Fígado fetal libera algumas Células estaminais do sangue that migram PARA O timo fetal. POR ISSO OS inicialmente linfócitos. chamadas Células-T. São criados A Partir de Células estaminais de Fígado fetal. Pela 32ª semana de Gestação, a medula óssea TEM Quase Completamente Tomado ESTA Tarefa.

Doenças Relacionadas com o Fígado

Alguns Distúrbios Relacionados com o Fígado hereditárias incluem:

  • síndrome de Gilbert, um Distúrbio genético do metabolismo da bilirrubina, encontrada em cerca de 5 POR cento da População.
  • Doença de Pompe, em Que a Acumulação de glicogénio provoca Fraqueza muscular progressiva (miopatia) em TODO O Corpo e afecta Vários Tecidos do Corpo, particularmente no Coração, músculo esquelético, Fígado e Sistema nervoso.
  • Hemocromatose, Uma Doença hereditária causando um Acumulação de ferro no Corpo, O Que Levou um Danos no Fígado.

Regeneração do Fígado

CAPACIDADE regenerativa do Fígado E predominantemente devido à CAPACIDADE dos hepatocitos uma Agir Como Células-tronco unipotential (Isto É, hum Único hepatócito PODE Dividir EM DUAS Células Filhas). Há also Alguma Evidência de Células-tronco bipotenciais, chamadas Células Ovais, that PODEM se diferenciar EM hepatocitos QUALQUÉR UO cholangiocytes (Células Que revestem OS ductos biliares).

a Regeneração do Fígado, also se Encontra na base de de Técnicas Modernas de transplante. enxertos de Fígado de para Transplante geralmente VEM de Doadores Nao-vivos Que morreram de lesão fatal cerebral. No entanto, o transplante hepático dador E UMA Técnica em that Uma Porcão fazer Fígado de hum Ser vivo ê removido e USADO parágrafo substituir o Fígado completo do destinatario. This Operação foi realizada Pela Primeira vez em 1989 PARA O transplante hepático pediátrico. APENAS 20 POR cento do Fígado de adulto E necessaria parágrafo servir Como hum aloenxerto de Fígado parágrafo hum bebé OU Criança Pequena.

Mais recentemente, de adulto parágrafo Transplante de Fígado adulto foi realizada utilizando lobo Direito do Fígado do Doador, that comprises 60 POR cento do Fígado. Se a Operação de Bem, tanto o Doador e receptor Acabar com Função hepática normal. No entanto, este Procedimento e Mais controverso, Uma Vez Que implica a execução de Uma Operação Muito Maior Sobre o Doador, e de Fato houve Pelo Menos 2 mortes confirmadas Doadores fóruns das Primeiras centenas de Casos. Uma Publicação RECENTE abordou o Problema da Mortalidade de Doadores, Como Pelo Menos 14 Casos were reivindicados (Bramstedt 2006).

Fígado na dieta

Uma vez Que o Fígado PODE Ser hum locais de Armazenagem de vitamina Antes vitaminas São libertados Para a corrente sanguinea, Os fígados dos animais São frequentemente ricos em Nutrientes, Tais Como ferro e vitamina A. Óleo de Fígado de Bacalhau, Por Exemplo, E vulgarmente Utilizado Como hum suplemento nutricional. No entanto, doses Muito Elevadas de vitamina A PODE Ser tóxico; Exploradores da Antártida Douglas Mawson e Xavier Mertz Ambos were envenenados, esta ultima fatalmente, de comer Fígado rouca. Nos Estados Unidos, o USDA Específica de 3000 ug por día Como hum limite aceitável superior. No entanto, a vitamina A Intoxicação aguda NÃO E provável that redundou de consumo de Fígado, Uma Vez Que ESTÁ Presente NUMA forma Menos tóxica fazer that EM MUITOS Suplementos dietéticos (Myhre, 2003).

Referências

  • Bramstedt, K. 2006. Estar Fígado Mortalidade Doador: Onde Estamos? Am J Gastroenterol 101 (4): 755-9.
  • Crane, G. ed. 2007. EP-aomai. A Biblioteca Digital Perseus. Universidade Tufts. Retirado 28 de agosto de 2007.
  • KMLE Dicionário Médico. 2007. Definição de Fígado. LMLE Dicionário Médico. Retirado 16 de fevereiro de 2007.
  • Myhre, A. M. et al. 2003. miscível com Água, emulsionado, e Formas solidas de Suplementos de retinol São Mais Tóxicos fazer that como preparações uma base de óleo. Am J Clinical Nutrition 78: 1152.
  • Purves, W. D. Sadava, G. Orians e C. Heller. 2004. Vida: The Science of Biology, 7ª edição. Sunderland, MA: Sinauer. ISBN 0716766728
  • Stryer, L. 1995. Bioquímica, edição 4a. Nova Iorque: W. H. Freeman. ISBN 0716720094

Otras Leituras

Livros de medicina Padrão:

  • Schiff, R. E. M. F. Sorrell, e W. C. Maddrey, eds. 2003. Doenças de Schiff do Fígado, 9 ed. Philadelphia, PA: Lippincott, Williams & Wilkins. ISBN 0781730074
  • Sherlock, S. enviar um e J. Dooley. 2002. Doenças do Sistema hepático e biliar, ed 11a. Oxford, UK: Blackwell Science. ISBN 0632055820
  • Zakim, D. e T. D. Boyer. eds. 2003. Hepatology: Um Textbook of Liver Disease, ed 4a. Philadelphia: Saunders. ISBN 0721690513

Para o Leitor los Geral:

  • Chopra, S. 2002. O Livro Fígado: Um Guia completo parágrafo diagnóstico, Tratamento e Recuperação. Nova Iorque: Atrios. ISBN 0743405854
  • Palmer, M. 2004. Guia do Dr. Melissa Palmer à Doença Hepatite e Fígado: O Que rápido Você Precisa Saber. New York: Avery Publishing Group. ISBN 1583331883
  • Worman, H. J. 1999. A Sourcebook Doenças hepáticas. New York: McGraw-Hill. ISBN 0737300906

Imagens Adicionais

mensagens Relacionados

  • Anatomia Humana Órgãos Fígado, Humanos Órgãos anatomia do Fígado.

    Fígado, a Maior glândula do Corpo, Uma massa esponjosa de lóbulos em forma de cunha Que Tem MUITAS funcoes metabólicas e secretoras. O Fígado segrega bílis. hum fluido digestivo; Proteínas metaboliza, …

  • Funcoes metabólicas do Fígado, como funcoes do Fígado para.

    O metabolismo de hidratos de carbono e Crítica Para Todos OS animais parágrafo Manter como concentrações de glicose no sangue Dentro de hum Intervalo Estreito, normal. Manutenção de níveis Normais de glicose no sangue Durante tanto a Curto …

  • Doença hepática Sinais, síntomas …

    Coluna Escrito por: Dr. Fleming, Animal Clinic Sherwood (Regina, Saskatchewan, Canadá) Este Tópico e Tao do grande Quanto OS Estados fazê Combinados Alasca e Texas. Eu Realmente NÃO Posso Fazer Justiça em hum Curto …

  • O Cancro do Fígado – Causas, síntomas …

    Os Fatos O Fígado, a Maior glândula do Corpo, desempenha UM PAPEL EM vital vivos Manter-nos. Suas MUITAS funcoes incluem o armazenamento de vitaminas e Nutrientes, produzindo Proteínas Usadas Pará o sangue …

  • Localização de Fígado humano não Organismo

    Índice Localização de Fígado, Onde E dor não localizados Fígado? Fígado gordo dor não Fígado Dor Causas Além de esteatose (Fígado gordo), alcoolismo, diabetes mellitus, síndrome metabólica e …

  • Hepática em Estágio cirrose 1

    O Fígado pesa cerca de 3 libras e e o Maior Orgão Sólido não Corpo. ELE executa MUITAS funcoes IMPORTANTES, Tais Como: FABRICACAO Proteínas do Sangue Que ajudam na coagulação, transporte de Oxigênio, …